Relatos de Viagem Viajar faz parte!

O que fazer em Bruxelas: 8 Principais pontos turísticos + 20 dicas para você conhecer o principal da cidade

O que fazer em bruxelas, bélgica - viver em flow

O que fazer em Bruxelas? Fizemos uma lista com os 8 maiores pontos turísticos de Bruxelas e destacamos mais 20 dicas de lugares e o que fazer na cidade. Com essas dicas, você poderá ter uma cobertura muito ampla da cidade, conhecendo suas principais características e lugares.

 

O que fazer em Bruxelas?

Bruxelas é uma cidade linda, antiga, com um toque obscuro devido as arquiteturas góticas e, acredito eu, as cores (que variam de preto, cinzas, mármore, verde escuro e branco, com toques de dourado), e porque não romântica? Sim, tem um clima a dois, ótima para passeios e restaurantes. É um lugar com muita cultura, cada um no seu estilo e todos vivem juntos, tranquilos. É uma cidade bem turística além de ser o capital da União Europeia,

Por isso a cidade é meio que dividida em duas partes: A parte histórica, antiga, onde se encontram as principais atrações turísticas, bares, restaurantes, museus, etc.; e a parte nova, da União Européia, que tem a sede da união Europeia, parlamentos, ministérios…, é uma parte bem diferente do resto, bem high tech, modernosa. Mas o que achei bem interessante nessa cidade é como as coisas modernas se mesclam com as antigas de forma harmônica. Isso faz Bruxelas ser tão Bruxelas…

Bruxelas é uma cidade de fácil locomoção. Se precisar, o metrô e trem são ótimos, mas no geral, dá pra fazer quase tudo andando mesmo! Nós tivemos sorte de pegar um dias de sol e calorzinho no meio do inverno, mas também pegamos frio e chuva, o que dá uma dificultada no passeio da galera, mas dá também! A maioria das atrações fica em um raio de 1,5km, então dá para fazer muita coisa. Se organizar bem o roteiro, é possível ver quase tudo em um dia. Claro, para passear e conhecer os lugares. Agora, se quiser entrar nos lugares, aí demora mais dias. Tem muito museu, igreja, algumas feiras e lojas tradicionais. Vamos ver:

 

estacao centralAntes de começar: Estação central (Gare Centrale)

Nós tomamos a estação central como base. Começávamos todos os passeios a partir de la, e usamos como referência. Resumindo, é a estação central, hahaha. reúno os trens, metrôs… Você usará muito.

 

 

 

Os 10 principais pontos turísticos de Bruxelas

 

Atomiun (legal andar para baixo, até a igreja)

Atomium - o que fazer em bruxelas

É uma das atrações turísticas mais afastadas do centro (cerca de 11km). É um monumento, uma representação de um cristal de ferro ampliado 165 bilhões de vezes, com 102 metros de altura e que foi construído em 1958 para uma exposição. Pensaram em destruir mas acabaram decidindo deixar, assim como a Torre Eiffel, e virou atração turística. Você pode subir, em vários níveis até o topo (102 metros de altura) para ver a vista da cidade.

Para chegar lá, é preciso pegar o metrô. Se você sair da Estação central (Gare Centrale), pegue a linha 1 (vermelha) sentido Weststation (Gare de l’ouest) e desça na Beekkant (uma antes do ponto final da linha); faça baldeação para a linha 6 (azul) sentido Roi Baudouin e pare uma estação antes, na Heysel. Antes de chegar na estação você já vai ver pela janela do metrô o monumento, no lado direito.

O lugar é lindo, as redondezas. Para subir no Atomium nós achamos um pouco caro, 12 Euros cada um só pra ver a vista. Preferimos gastar esse dinheiro entrando em outros lugares.

É gostoso andar por perto. Tem um bosque bem do lado, tem um espaço de feira e mais para baixo tem uma avenida bonita, e no fim uma igreja medieval. O cenário é bem bonito, vendo o Atomium para cima, a igreja na frenta, bosques em volta, vendo corvos nas arvores e no gramado. Aproveite para comer uma típica batata frita belga, são realmente uma delícia!

 

Mont des Arts 

Mont des arts - o que fazer em bruxelas

O Mont des arts é uma praça/complexo que reúne diversos museus e monumentos na sua região. Ali foi onde tivemos um daqueles momentos mágicos, quando sentimos que a vida é bela e vale a pena ser vivida. Um por do sol lindo, sentados nas escadarias com músicos cantando uma canção que nos marcou. No passado foi uma das áreas mais populosas da cidade, hoje, transformado em uma grande praça jardim, nos dá uma visão privilegiada da cidade e da torre da Gran Place (prefeitura), e até do Atomium.

 

Gran Place

Gran Place - O que fazer em Bruxelas

Sem dúvida é O cartão postal da cidade. Quando você está chegando pelas ruelas e entra na praça, nossa, você fica impressionado, parado uns segundos, minutos, quieto, observando toda aquela beleza complexa e antiga, prédios detalhadíssimos, enormes, com torres altas e muito, muito detalhe em ouro. Em um dia de sol, as pessoas ficam sentadas em rodas bebendo, comendo e conversando. É muito gostoso. Se você vai para Bruxelas, esse é um dos lugares que você TEM QUE CONHECER.

 

Galeria Royale

Galeria Royale - o que fazer em bruxelas

A primeira galeria comercial coberta do mundo, que precedeu muitas outras na época. Bem famosa pelo seu estilo, e bem bonita também. Tem lojas maravilhosas de cafés, chocolates, presentes, antiguidades. A galeria é uma rua de 100 metros cada (galeria do Rei e galeria da Rainha) e mais uma travessa mais estreita (galeria do príncipe).

 

Manneken Pis

Manneke Pis - o que fazer em bruxelas

Esse é considerado um dos principais pontos turísticos de Bruxelas. A clássica estátua de um menininho urinando na fonte. Bem, acredito que se você souber a história dessa estátua, o passeio fica mais interessante: ele foi feito em 1388 (sim! é muuuito antigo, caraaaca!), e foi colocado ali como uma representação do espírito independente do povo Belga. Antes ele era de madeira, e depois de várias tentativas de roubo, em 1619 foi trocado pela réplica de bronze, que está ali até hoje.

Agora, sabendo disso, pelo menos eu olho com mais calma e respeito. Por que se você for achando que é uma obra incrível, um passeio enorme, guiado, etc., etc., vai se decepcionar. É uma fonte na rua, e a estátua tem 60 cm de altura.

 

Catedral de Sâo Miguel (Catedral de Bruxelas)

Catedral sao Miguel - O que fazer em bruxelas

Esta incrível construção gótica que começou a ser construída em 1226 e terminou em 1500. Um lugar muito bonito, a vista impressiona tanto pelos detalhes como pelo tamanho. Por dentro é tão monumental quanto por fora e continua em atividade religiosa (é que no Brasil muitas igrejas viraram somente pontos de visitação).

 

Delirium Café

Delirium café - o que fazer em bruxelas

Outro ponto quase que obrigatório. É conhecido com o “melhor bar do mundo” por estar no Guines, o livro dos recordes, por ser o bar com maior número de cervejas servidos ao público do mundo. São mais de 2.500.

Tem de todos os tipos para todos os gostos. Você chega no balcão e, se entende um pouco de cerveja, fala o que você quer (amargura, teor, densidade, trigo, etc., etc., etc) e o garçom te indica as cervejas… Ou se você não entende nada, ele te faz umas perguntinhas e te indica também. Tu também pode escolher algumas pelos cardápios que tem no balcão. É claro que eu escolhi as minhas pelos nomes mais legais!!! Dentre elas: Delirium nocturnum e Delirium Tremens. E eu dei muita sorte porque era exatamente os tipos que gosto! O bar tem um ambiente escuro e cheio de objetos decorativos. É bem legal. Vale a pena, principalmente porque as cervejas  tem um preço bem bom (pelo menos a maioria).

 

Basílica do Sagrado Coração

Fonte: mnstatic.com

Basílica consagrada ao sagrado coração construída entre 1905 e 1969. É o maior edifício no estilo Art Decó do mundo (87m de altura e 167m de comprimento). Está localizada na colina do município de Koekelberg, em bruxelas. É um pouco afastado da zona céntrica, mas ainda sim é um grande ponto turístico.

 

Mais pontos turísticos para deixar o seu roteiro mais completo

 

Ruas com lojinhas e waffles  do Manneken Pis

ruas-waffles- o que fazder em bruxelas

Massss… Se por um lado a visita do Manneken Pis é rápida, nas ruelas em volta tem bares legais, lojinhas de presentes e, ahh claro, WAFFLES belgas! São preciosos, deliciosos, e de vários sabores! Ali, o clássico, só com açúcar custa em média 1 ou 2 Euros (dependendo do lugar que você for, pela cidade, até 5 Euro… ou mais!)

 

Relógio Carrilhão do Mont des Arts

Feito para a exposição de arte de Bruxelas de 1958 (a mesma do Atomium) no Mont des Arts. A cada hora tem um personagem importante da história Belga, e tocam sinos e e harmonias.

 

Museu de instrumentos musicais de Bruxelas.

 

museu instrumentos musicais - o que fazer em bruxelas

Fonte: civitatis.com

Existe desde 1877. Mesmo que você não vá entrar, vale gastar uns bons minutos observando os detalhes da arquitetura Art Nouveau do prédio. Ele é parte do Museu Real de Arte e história.

 

Praça Real/ Igreja de Santiago

praça real - igreja santiago - o que fazer em bruxelas

Fonte: mnstatic.com

Subindo as escadas do Mont des Arts você encontra a Praça Real, que não é bem uma praça, hoje é mais uma rotatória diferentona, mas é bonita. Se você estiver caminhando, e provavelmente estará, você acabará passando por ela. Nela tem a igreja de Santigado, que mais parece um prédio clássico, desses usados para parlamentos, etc., mas é uma igreja no estilo neoclássico.

 

Magritte Museum

Musée Magritte Museum

Fonte: freefortourists.com

Pois bem, é um museu dedicado a um dos maiores pintores Belgas, senão o maior: René Magritte.

 

Museu Real de Belas Artes da Bélgica

museos-reales-bellas-artes-belgica- o que fazer em bruxelas

Fonte: civitatis.com

Bom, um lugar enorme, um conjunto de quatro museus. Se você tiver um tempinho a mais, vale a pena entrar para conhecer.

 

Parque de Bruxelas

parque-bruxelas - o que fazer em bruxelas

Fonte: civitatis.com

É o parque de frente para o palácio real. Um lugar bem agradável e tranquilo. No dia que eu fui estava frio e chovendo, mas é bem agradável para dar uma descansada da caminhada.

 

Palácio Real

palacio_real - o que fazer em bruxelas

Fonte: europaenfotos.com

Também no estilo Neoclássico, é de onde o Rei governa, mas não é mais utilizado como residência oficial. a família real mora em um castela fora da cidade. Bom, é legal de conhecer, mas se você estiver com tempo curto, nem precisa. Muitos dos passeios são mais para caminhadas.

Curiosidades: é interessante notar que a Bélgica ainda é uma monarquia, e constitucional. Sim! O Rei ainda governa, e é regulado pela constituição, mas ele manda. Pelo menos para mim, foi muito legal saber disso e ter passado ali, sabendo que ainda existe resquícios de tradições antigas que ainda estão em atividades.

 

Igreja Notre Dame du Sablon

notre-dame-du-sablon - o que fazer em bruxelas

Fonte: buendiatours.com

É uma igreja situada no centro histórico de Bruxelas, em um largo que sempre acontecem algumas feirinhas muito bacanas, de antiguidades ou comida e, claro, podemos ter uma bela vista da arquitetura gótica-barroca da igreja construída no século XV.

 

Palácio da Justiça

palacio-justicia-bruselas-belgica - o que fazer em bruxelas

Fonte: buendiatours.com

Pessoinhas, não importa de onde você observar o palácio da justiça, você ficará impressionado tamanho a presença e magnitude desse monumento histórico. Um prédio gigantesco que foi construído entre 1866 e 1883 para abrigar o poder judicial e tribunais de justiça. E pasmem, é maior que a Basílica de São Pedro, de Roma.

 

Mirante do Palácio da Justiça

Em volta do palácio da justiça existe uma grande área sem nada, só com avenidas e praças, e ali tem um mirante, que divide a cidade alta da cidade baixa. A vista é impressionante. vale a pena gastar um tempo admirando a vista (Dica: neste lugar e no Mont des Arts eu indico como ponto ideal para ver um belo pôr do sol).

 

Elevador

Neste mirante do palácio da justiça tem um Elevador que te leva para a parte baixa da cidade. É uma caminhada bacana e, se ficar de olho nas programações da cidade, você pode pegar os dias que tem feirinhas de pulgas ali. Infelizmente no dia que fomos, choveu e não rolou feira (#chatiadu).

 

Praça da fonte Charles Buls (largo da entrada da Galeria Royale)

Na entrada da galeria Royale é um ótimo lugar para você comprar presentinhos, chocolates, Wafles, batatas fritas e tomar uma boa cerveja na calçada no ambiente da praça, da galeria e músicos de rua. Aliás, não só ali, mas em todo o centro histórico dá vontade de sentar para tomar um café, comer algo ou tomar uma cerveja para “curtir o ambiente do momento”.

 

Janneke Pis

É a versão feminina do Manneken Pis, ela fica em uma micro ruela quase de frente para o famoso bar Delirium café, mas tem umas grades nela, deixando-a difícil de ver. Uma pena.

 

TASCHEN – Loja física

Fica a dica para quem gosta de livros, de arte, e livros com arte. Tem uma loja física em Bruxelas! É uma editora especializada em livros de alta qualidade, geralmente com temas de natureza, arte, música, história, biografias… É uma espécie de Cosac Naify (Rip) só que a nível internacional e absurdamente incrível.

 

MOOF Museum (Museu de Figuras Originais)

É um museu inaugurado em 2011 consagrado para as figuras clássicas dos quadrinhos Belgas e ao estilo de arte, Bande Desinéé ou neuviéme art, como são os maravilhosos estilos de desenhos do Tim tim e dos Smurfs, obras genuínamente Belgas.

 

Chocopolis

Uma loja bem conhecida e tradicional de tudo o que você imaginar de chocolate. É bonita, tem muita variedade de presentes, você pode ver o pessoal fazendo os doces, trabalhando com o chocolate, mas o preço se dá por merecer, é caro.

 

Loja dos Smurfs

Ao lado do MOOF tem uma loja especializada nos Smurfs. É bom para comprar lembrancinhas e reavivar as memórias de infância!

 

 

Pessoal, com essas dicas eu acredito que vocês terão amplas possibilidades de montar roteiros interessantes, tanto para um fim de semana quanto para mais dias. Esses lugares abrange grande parte da cidade (em relação turística), então você vai conhecer uma boa porção do lugar.

You Might Also Like

Sem comentários

Leave a Reply