Olá pessoal!
Trago aqui um Guia + tutorial para criar página de facebook para a sua empresa, marca ou blog passo a passo e deixá-la pronta para ganhar seguidores e obter sucesso. De acordo com as propostas do Viver em Flow, venho mostrar experiências e como faço para conseguir trabalhar, viajar (ou o que seja) e levar uma vida fazendo as coisas que gosto. E tudo o que eu aprendo com isso.
E para começar esta etapa de dicas e tutoriais de marketing digital, gestão de conteúdo, redes sociais, design e marca, quero abordar um assunto que muita gente me pergunta e me pede consultoria: Facebook! Então vou me dedicar neste texto a fazer um guia de como criar uma página de facebook para sua empresa, marca, blog e deixá-la pronta para receber conteúdo, buscar seguidores e obter sucesso!
O que você vai ver aqui:
Para facilitar, eu montei um índice para você saber qual o conteúdo que trago:
- O que devemos fazer antes de começar
- Perfil pessoal
- Criando a sua página no facebook
- Página criada. Por onde começo? (ajustes)
4.1 Página
4.2 Mensagens
4.3 Notificações
4.4 Informações
4.5 Ferramentas de publicação
4.6 Configurações
4.7 Alterar Foto
4.8 Alterar Capa
4.9 Menu lateral
4.10 Menu Rápido
4.11 Adicionar um botão
4.12 Dicas da página/Convidar amigos - Últimos passos (configurações gerais) antes de publicar a sua página
5.1 Geral
5.1.1 Visibilidade da página
5.1.2 Publicação do visitante
5.1.3 Mensagens
5.1.4 Capacidade de Marcação
5.1.5 Outras pessoas marcando esta página
5.1.6 Atualização da página
5.3 Mensagens
5.4 Atribuição de publicação
5.5 Notificações
5.6 Funções administrativas (adicionar um novo usuário administrador)
5.7 Público preferido (definir seu público alvo)
5.8 Anúncio no instagram - Dimensões de imagens para o facebook
Pronto! Você quer aprender como criar a sua página no facebook passo a passo, tin tin por tin tin? Então pegue uma bebida, sente na frente do computador e vem comigo!
Criar uma página de facebook: o que devemos ter em mente antes de começar
O facebook é esmagadoramente a maior rede social. Existe muita coisa acontecendo dentro dela e, cada dia mais, novas técnicas de publicidade e mídias estão sendo estudadas e introduzidas na rede. É preciso ficar ligado.
Já sabemos que existem muito mais de 1 bilhão de pessoas conectadas nesta rede social e tudo o mais. Mas o que acho importante dizer é que o Facebook é um lugar para pessoas conhecidas. Quer dizer, é um espaço mais pessoal no mundo virtual. Para participação é necessário que haja vínculos e confiança. Eu já trabalhei com facebook de empresas com dezenas de milhares de seguidores e outras bem menores. Percebi que, se você está começando a sua página, sua marca, é um lugar que você conta com seus amigos e os amigos deles. É através deles que você leva sua mensagem (principalmente no começo). a partir daí você desenvolve novos truques e métodos. Até mesmo com páginas grandes, o segredo está na interação constante, qualidade dos posts, encontrar pessoas que abracem sua causa e, principalmente, esteja em constante crescimento e transformação (farei um post sobre isso depois).
Observando o mercado dos tempos de hoje, nos meios em que trabalho e conversando com pessoas, não se joga mais na cara do consumidor apenas produtos comerciais. Muitos posts de produtos, comerciais, vendendo, vendendo, vendendo, não vendem muito nas redes sociais em geral. Irônico, não? Cada vez mais temos que apresentar conteúdos de valor, contextos sociais, histórias. Nós queremos ser encantados com histórias e emoções. Então, sabendo disto, vamos por a mão na massa.
Perfil pessoal
A primeira coisa a se fazer é ter um perfil pessoal. Sim, o facebook não permite criar uma página de empresa sem que seja de dentro de um perfil pessoal. Fique tranquilo, nas configurações você pode criar novos usuários para administrar a página por você, caso preciso. te ensino isso nos passos seguintes.
VOCÊ PRECISA SABER: Mas e se meu funcionário criar a página no perfil dele e sair da empresa? Ou algo assim.
É meu amigo, isso significa muita dor de cabeça. Então, CUIDADO! Eu já presenciei alguns problemas onde o facebook da empresa foi criado no perfil pessoal de um funcionário e um tempo depois ele saiu do emprego. Aconteceu que ninguém mais tinha acesso ao perfil da empresa. E mesmo que tivessem, o funcionário que saiu também tinha, pois era o dono oficial da página. E dependendo da relação entre empresa-empregado, não queremos isso, não é mesmo? Pois é.
Se você está criando uma página que terá que lidar com muitos administradores, como uma empresa, por exemplo, tenho algumas sugestões:
1: crie a página no facebook do dono da empresa, agência, fundador do projeto;
2: ou crie um novo perfil de facebook, pessoal, mas que seja para uso da empresa (pode ser do dono, fundador, diretor de marketing ou comunicação, etc.) . Ou de alguém que se comprometa a não sumir de um dia pro outro e levar a conta!
Em resumo, geralmente esse assunto dá bastante discussão, e cada um escolhe a melhor maneira para lidar com isso. Lembre-se que cada um chega em um acordo sobre onde e qual perfil criar a página, eu não me responsabilizo por isso!
Mas calma: existem meios de a empresa entrar com pedido de transferência de conta e outras coisas, o que pode ser um pouco trabalhoso e um pouco burocrática (se bem que necessário). Além de que a pessoa que criou a página, pode dar liberdade e controle total para os outros usuários administradores, tanto como ele próprio. Aí não faz mas diferença de quem criou ou não. Mas é bom saber.
Criando a sua página no facebook para a sua empresa, marca ou blog
Criado ou escolhido o perfil, vá no menu superior (barra azul) do facebook, do lado direito, e clique na setinha (o último botão da barra, do lado direito) ao lado do botão ajuda rápida (ponto de interrogação). Como na imagem abaixo:
Em seguida, clique no botão “criar página”. (obs: observe que as páginas que você criar, aparecerão nesta mesma aba, em “suas páginas”. É só clicar nelas quando você tiver a sua criada).
Você chegará em uma tela como a de baixo, onde poderá escolher sobre qual a área de atuação do que você faz. Fique tranquilo, se você não tem certeza de onde está sua atividade, clique em uma (marca ou produto, por exemplo), veja as opções que ele te dá, e se não se encaixar com o que você quer, volte a página e escolha de novo. Às vezes é preciso voltar para o seu facebook e clicar de novo em “criar página”.
Quando você clicar, você poderá escolher a sua categoria de trabalho e o seu nome. Lembre-se que essas opções não tem tooodas as atividades que existem, então se você não encontrar o que você gostaria, vá pela mais próxima dela.
Um exemplo da seleção das categorias:
Depois de escolher o que você faz, escolha um nome e clique em “começar”.
Tcharammm, Agora a sua página está criada! Mas e agora? Vamos repassar alguns passos para que a sua página esteja pronta para voar pelo mundo virtual. Esta é a tela que verá:
Página do Facebook criada. Agora por onde começo?
Peraí, vamos ver as coisas mais interessantes para você que está começando. Abaixo eu destaquei os principais pontos de uma página de facebook. A partir dela você consegue gerenciar, interagir e buscar seguidores. Vamos ver:
1. Página
Esta aba é sua página principal e inicial. Nela tem muitos atalhos para o que vocÊ precisa e claro, a timeline das suas postagens. Essa também é a visão das demais pessoas que entrarão como seguidores, leitores, etc. Mas eles somente não verão alguns itens que aparecerão só para os administradores.
2. Mensagens
Esta aba é onde aparecem todas as mensagens privadas que as pessoas enviam para a sua página. Como o messenger pessoal, mas para sua página.
3. Notificações
Em geral, essa é uma das páginas que você mais usará. Nela você encontra toda atividade que está acontecendo na sua página. Você verá quem comentou, e onde, verá curtidas, avisos e tudo que for relacionado.
4. Informações
Outro lugar importante! Nele você verá as informações de análises e métricas das suas postagens. Qual foi o alcance, quantas curtidas, envolvimento do público e muito mais. Também mostra um resumo geral da sua página. E o mais legal, além de números, mostra tudo em gráficos e cores, para facilitar a sua vida.
5. Ferramentas de Publicação
Aba para controlar todas as suas publicações de forma ampla. VocÊ pode programar publicações, fazer rascunhos… E ainda vê um resumo dos resultados de alcances de cliques nas postagens.
6. Configurações
Ajustes gerais da página. jajá vamos falar mais dela.
7. Alterar Foto
Por aqui você carrega a sua foto de perfil. Mais para baixo você pode conferir os tamanhos e dimensões para as imagens do facebook.
8. Alterar Capa
A mesma coisa que alterar foto. Você carrega e coloca uma foto de capa.
9. Menu lateral:
Menu geral da sua página, contendo informações sobre sua página,fotos e tudo o que você deixar público. (algumas na verdade, aparecem só para você, como “curtidas”, que é um resumo da sua página).
10. Menu rápido
Aqui é onde a mágica acontece. É por onde as pessoas poderão curtir a sua página, enviar mensagens e compartilhar.
11. Adicionar um botão:
Um salve! Isso é muito útil, pois você pode fazer um botão com link para o seu site, portfolio, blog, loja virtual, canal do youtube ou qualquer coisa que quiser. Realmente muito útil. Uma pena que só é permitido (ainda) UM botão.
12. Dicas da página/Convidar amigos
Dê uma boa olhada no que aparece ali. Nessa barra lateral aparecem inúmeros atalhos e novidades que te ajudam a gerenciar páginas, saber sobre publicações e publicidade do facebook e também, claro, espaço para você ver e convidar seus amigos. Convide todo mundo!
Últimos passos antes de a sua página ficar incrível!
Bom, agora você já sabe o que é cada coisa, explorou suas funcionalidades e já colocou foto de capa e perfil. Sua página está começando a tomar forma. Mas antes de começar a divulgá-la pelos setes mares binários, vamos dar uma olhada geral nas confirações da página para ter certeza que você está usando a sua página da forma correta para o seu negócio, e claro, garantir que não haja surpresas desagradáveis no futuro. Veja a tela abaixo:
Bom, quando você clicar em configurações (que eu sinalizei de azul), esta é a tela que aparecerá.
Eu enumerei cada um dos itens que eu acredito ser bom de saber para quem acabou de criar sua página. também por cores: o amarelo eu vou explicar um pouco melhor, o violeta é por só para identificar que eles se referem aos botões de cima. Olhe:
1 – Geral:
Aqui ficam algumas configurações importantes para a sua página. Vou falar de algumas delas, veja:
Visibilidade da página:
Simples, serve para você tirar sua página do ar ou publicá-la. Agora que você está no começo, mexendo nas configurações, ajustando imagens e tudo mais, eu aconselho a você tirar a sua página do ar. Aí você faz com mais calma. Quando estiver tudo OK, você publica novamente e aí, mermão, é só sucesso!
Publicação do visitante:
Você pode escolher se as pessoas que acessam a sua página podem publicar na sua página. Geralmente eu deixo permitido com foto e vídeo, pois traz mais interações com as pessoas. Mas você pode escolher.
Mensagens:
Simples e direto, você pode permitir que te mandem mensagem privada ou não.
Capacidade de Marcação:
Você pode escolher se as pessoas podem marcar nas suas publicações ou não. Eu aconselho que você deixe permitido, porque isso gera uma rede para a sua página muito boa, e interação. Exemplo: uma pessoa marca outra nos comentários do seu post – “olha que legal isso @fulano”.
Outras pessoas marcando esta página:
Quase como a anterior, mas permite que alguém marca na página ou perfil dela, a sua página. Isso é muito interessante para parcerias e pessoas que compartilharam seu conteúdo e querem ter um contato com você.
Atualização da página:
A página, por padrão, funciona assim: quando você altera qualquer coisa, por exemplo uma foto de capa ou a descrição da página, ela publica automaticamente na sua timeline. exemplo “Viver em flow atualizou a sua foto de capa”. Então, se você não quer que todos vejam suas atualizações (muitas delas não são importantes), deixe desativado.
2 – Mensagens
Configurações das mensagens privadas.
3 – Atribuição da publicação:
Você pode escolher publicar como sendo a sua página criada ou com o seu perfil pessoal.
4 – Notificações
São as configurações sobre as notificações que você quer ser avisado.
5 – Funções Administrativas
Importante! É onde você adiciona, excluir e gerencia os administradores da sua página.
6 – Pessoas e outras páginas
Aqui tem todas as pessoas e páginas que curtem a sua página, e você pode clicar para ir até seus perfis.
7 – Público preferido da página
Muito importante! esse campo é essencial desde o começo. É onde você direciona a sua página para o seu público alvo. Você encontrará opções de idade, áreas de gosto, opiniões, etc.
8 – Anúncio no Instagram
Esta opção é nova e interessante. Ela linka a sua página com o seu instagram, se tiver, e você pode fazer publicações simultâneas e aparece um feed do instagram no menu principal na sua página.
Dimensões no facebook: trabalhando com imagens
Bom, preparei um infográfico para você ver os tamanhos das imagens da sua página do facebook. Recomendo subir os itens em extensão PNG e com 72 ou 96 DPI. Sua imagem não precisa estar do tamanho exato, pode estar maior, mas o importante é que esteja no tamanho proporcional. duas vezes maior, 4 vezes, e assim vai. Mas o ideal é o tamanho padrão mesmo, evita problemas e conflitos de peso de arquivo.
Dicas preciosas do VeF: A largura do post, de 450 pixel, é fixa, mas a altura pode variar, por isso não está determinada no infográfico. Se você também utiliza o instagram, procure utilizar imagens um pouco mais quadradas.
Por enquanto é isso aí pessoal. Agora vocês podem dar asas aos seus projetos e lançarem ele ao mundo. Convidem amigos, publiquem, interajam.
Se vocês gostaram do guia e acharam útil, ajudou vocês, por favor, curtam e compartilhem. Ajudem a continuar este e outros trabalhos! Se você tem alguma dúvida ou algum comentário, comente! Se eu souber, ficarei feliz em poder compartilhar 🙂
7 Comentários
Raquel Furchinetti
14 de março de 2017 at 10:22Oi Danilo. Adorei a matéria. Muito completa mesmo. Parabéns!
Danilo Lucena
14 de março de 2017 at 19:10Oi Raquel,
Obrigado pelo feedback!!
Guto
22 de março de 2017 at 13:04Muito bom!!!!!
Parece fácil, mas não é bem assim…..
🙂
Danilo Lucena
22 de março de 2017 at 20:06Obrigado, Guto! É, tem alguns detalhezinhos que podem ajudar muito! Abraço!
Ana Paula Alves
23 de maio de 2017 at 21:38Makeeee toppp
Danilo Lucena
24 de maio de 2017 at 08:21Obrigado, Ana Paula!
Ana Paula Alves
23 de maio de 2017 at 21:38♡♥♥♥♡