Relatos de Viagem Viajar faz parte!

Rafting e Ecoturismo em Brotas – SP

Viveremflow_rafting_ecoturismo_brotas

Enquanto fico na ansiedade da viagem para a viagem para a Europa, que chega mais perto a cada dia, aproveito o tempo que tenho aqui no Brasil… Resolvemos fazer uma viagem para Brotas, uma cidade bem pequena mas que tem um grande esquema de Ecoturismo.

IMG_6180_alt

Rafting no Rio Jacaré Pepira – Muito bom!

Eu vi que foi a pioneira no Brasil a começar a desenvolver o Ecoturismo. Eu achei genial, por que já que as pessoas não preservam pelo bem da vida e da natureza, pelo menos lá eu vi que, por causa das empresas, que ganham muito dinheiro com isso, existe uma preocupação em preservar o rio e um pouco de natureza em volta.

Eu sempre fico abismado com o poder da natureza e a imensidão que é isso tudo. Mesmo com o tanto de domínio humano, assim você percebe o quanto de natureza ainda existe. Não é de se admirar que nos tempos dos nossos avós, ou antes, as pessoas acreditavam que tudo neste planeta era infinito.

Enfim, Brotas, uma cidadezinha bem pequena, de pouco mais de 20 mil habitantes, tem duas ruas principais e duas grandes praças onde as pessoas se reúnem a noite (sim, tem modelo “Carreta furacão” na cidade, Rsss).

As atividades de Rafting valem muito a pena! São 5 horas de passeio, mais de 1:30 de descida de rio. Os monitores são bem preparados e percebi que todos gostam muito do que fazem, isso me alegrou muito. As pessoas tem um amor por aquela natureza que é bonito de ver.

CAM00394_alt

Tem restaurantes legais que dá para comer bem, algumas lojas de cafés bem boas e lojinhas de artesanatos. O forte mesmo são as atividades de esportes radicais e parques.

No segundo dia fomos em um parque na cidade de patrimônio. Distrito de Brotas. Lá tem diversos brinquedos e atividades, trilhas de cachoeiras, canoagem e Stand Up Paddle na represa do Rio Jacaré (o rio que dá vida a região de Brotas – Jacaré Pepira).

Tudo na cidade é muito simples e as pessoas são bem gentis e atenciosas.

A maior desvantagem de um passeio desse é que, para uma cidade tão pequena, achei ela bem cara para o que ela oferece.

Os restaurantes e bares, tem coisas caras e coisas mais baratas, até dá para aproveitar, já que estamos acostumados com cidades grandes, o preço é parecido.

Mas definitivamente a pousada que fiquei foi o ponto baixo da viagem (que não foi ruim, mas chato) aparelhos velhos, sem muito a oferecer, quarto escuro e um pouco sufocante. São simples e limpinhos… Mas o preço é lá em cima! Definitivamente elas tem que melhorar muito para cobrar aquele preço. Nesse ponto, deixou bem a desejar, mas os passeios à natureza compensaram tudo!

CAM00508_alt

Depois voltamos por uma estradinha da Serra de São Pedro, coisa mais linda! Vale a pena. Indicação de pessoas locais, turista não tem muito como saber. Além de cortar 4 pedágios na volta para Piracicaba (e assim para a Anhanguera), encurtamos em cerca de 60 km de estrada, e aproveitamos nos mirantes da Serra e na cidade de Águas de São Pedro. Ali tomamos café e aproveitamos as feirinhas que estavam abertas, no centrinho da cidade.

Um passeio de um fim de semana que valeu muito a pena! Tanto para quem quer esportes radicais quanto para quem procura sossego e descanso.

Mas junte uma grana legal se quiser aproveitar bem a cidade, apesar de ter opções mais em conta.

 

 

You Might Also Like

Sem comentários

Leave a Reply