Relatos de Viagem Viajar faz parte!

Segovia Espanha: um passeio entre um Castelo (Alcázar) único e um aqueduto de 2 mil anos

Segovia Espanha: um passeio entra um Alcázar único e um aqueduto de 2 mil anos

Segovia, como de costume na Europa, é uma cidade bem antiga, e essa é antiga pra caramba! Antes de ser a cidade com esse nome, do jeito que a conhecemos hoje, era um povoado que foi se adaptando ao longo do tempo. Existem traços de povoados nessa região há 60.000 anos, com ocupações neandertais, há cerca de 500 metros de onde hoje está o Alcázar. A cidade velha foi tombada como Patrimônio da Humanidade em 1985. Tem bastante informação aqui.

Chegando na cidade

É uma ótima viagem para um dia só, já que fica uns 90 km de Madri e é fácil chegar de trem ou ônibus. O trem rápido custa em torno de 11 Euros (ida) e sai da estação de trem (Cercanías Renfe) Chamartin. A viagem demora em média meia hora. Já o ônibus (companhia La Sepulvedana) sai da estação de Moncloa (é grande, com terminal rodoviário, ônibus comum, trem e metrô) com destino direto e a viagem dura entre 1 hora, 1:15 minutos. Apesar disso, eu prefiro o ônibus, e vou dizer porquê: o ônibus é bem confortável e você desce bem no centrinho histórico, enquanto o trem você desce longe e ainda tem que pegar um ônibus para chegar nesse mesmo centrinho. No fim dá na mesma em tempo, mas aí você decide.

Chegamos na cidade por volta das 10:15 da manhã e tudo estava começando a abrir. Tomamos nosso querido cafézinho quente com leite (pingado!) e fomos andando no frio da manhã para esperar dois amigos que estavam vindo de Madri também para nos encontrarmos em nosso primeiro e mais foderástico, quer dizer, incrível, monumento turístico: o aqueduto de Segovia. O Thiago, um deles, já conhecia a cidade, então ele meio que foi nosso guia turístico.

Aqueduto de Segovia

Bom, o que dizer desse absurdo monumento. Um aqueduto, sim, um canal construído para passar água que descia do ria para a cidade. 818 metros de comprimento. Agora vem a parte mais legal, incrível, muito, muito, muito maneiro mesmo: o bagulho é uma construção ROMANA do século I, sim, SÉCULO UM! E mais, não tem nenhum tipo de massa entre as toneladas de pedras, elas estão encaixadas, só! Não à toa ela é considerada a obra de engenharia civil romana mais importante da Espanha (Obs: E duram mais do que muita ponte superfaturada e ciclovias modernas dos dias de hoje no Brasil). Meu, só vendo para sentir. o lance é de outro mundo. Acho que o dia que eu ver as pirâmides do Egito eu desmaio.

Não é só bonito, é realmente incrível sentir uma parte da nossa história, viva ali (da maneira que uma pedra pode estar viva). E mais, saber como o ser humano tem uma inteligência muito incrível, realmente capaz de coisas inimagináveis, pensando que aquilo foi feito com tecnologias rudimentares para os dias de hoje. Do que realmente somos capazes? Olhando aqui, meu pensamento vai longe…

aqueduto segovia

aqueduto segovia panoramica aqueduto segovia de baixo

 

Mirantes e decorações

Pelas ruas você perceberá casas com diferentes texturas, herança Moura, que faz parte do imaginário da cidade. É muito característico de lá. É bem legal ficar reparando, as casinhas são bem bonitas. Os artistas de ruas são bem legais (alguns meio loucos, eu achei o máximo) e no meio do caminho você sempre encontra alguns mirantes para os campos e montanhas fora da cidade.

Aproveite também as lojinhas de presentes e as de antiguidades, são bem legais.

 

Catedral de Segovia e Plaza Mayor

Cheia de restaurantes, é um largo aberto, que em si não foge muito do padrão das plazas mayores (depois de ver a de Bruxelas, de Salamanca e Madri, essa é mais tímida), mas com certeza o que chama a atenção é a vista para a Catedral de Segóvia. Sem dúvida um grande cenário de Game of Thrones.
catedral segovia

A Catedral da cidade é énoooorme, foi ali que a princesa Isabel de Castilla e Fernando de Aragon, os Reis católicos (o casal de Reis mais queridos e louvados da história da Espanha, aqui eles são meio que ídolos mesmo, tem até seriado no Netflix) se casaram – Inclusive a imagem deles saindo da Catedral após a cerimônia foi remontada nesse mesmo seriado, que se chama Isabel.

Para entrar na catedral custa 3 euros (não lembro quanto a mais para subir na torre), é super bonito e interessante por dentro, mas para mim, o melhor foi contemplar a arquitetura por fora, me senti em Porto real, cidade do Game of Thrones (apesar de que a Catedral de Porto Real parece que foi gravada na Catedral de Girona, perto de Barcelona). tem um acesso que podemos sair no pátio onde era a entrada principal da igreja, onde vemos a torre inteira.

Uma dica: Se você quiser subir na torre suba, mas se você está deixando o seu dinheiro para as coisas “que mais valem a pena”, seria interessante você considerar não subir na torre da Catedral para poder subir na torre do Alcázar. Já chegaremos lá.

plaza mayor e catedral segovia

Vista da Plaza Mayor com a Catedral de Segovia

 

Alcázar de Segovia

O Alcázar é um castelo. é o ponto alto da viagem a Segovia. Não se sabe ao certoa quando foi construído, mas se tem registro desde o século XII. Inicialmente ele foi feito para ser uma fortificação, mas já foi academia militar, palácio real e hoje serve como museu. Ele fica em um lugar bem bonito, no alto de um penhasco, e para entrar nele temos que passar por uma pontezinha com uma vala, sei la, de uns 100 metros (não sei ao certo, mas é fundo). dá uma sensação legal! o castelo já foi reformado, ampliado e modificado tantas vezes ao longo do tempo que faz a sua arquitetura ser única. Ele é todo decorado por fora com o estilo “mouro” das fachadas das casas da cidade. Dizem que essa última reforma foi feita pelo Rei Felipe II e segue se mantendo assim até agora.

O passeio por dentro é muito interessante. Você passa pelas salas onde tem muito equipamento militar medieval, armaduras, espadas, canhões, bestas, tem de tudo. Eu achei bem incrível (me lembrou meus bons tempos de jogos de R.P.G.). Também passamos por uma sala do trono real e câmaras de descanso e quartos. Também tem a sala das armas, que pelo nome, você já sabe que é uma sala cheia de tudo o que é tipo de equipamento militar medieval, que dá acesso ao terraço para os limites da cidade. A vista é fenomenal e o museu militar, que tem várias maquetes e equipamentos de laboratório químico e equipamentos de guerra.

alcazar segovia

alcazar segovia decoracao

Frente do Alzázar (a torre) com a decoração clássica da cidade.

 

Torre do Alcázar de Segovia

Eu separei por que vale a pena. A entrada se compra a parte. Para subir é bem sussegado, tem acho que uns 150 degraus, mas é bem legal, subir naquele espiral meio sufocante, mas perto da catedral de Salamanca, é facinho, facinho. De lá de cima você vê tudo. A visão é magnífica. quando eu fui, as montanhas estavam nevadas, o dia ensolarado e com algumas nuvens. Estava perfeito. Ah, não esqueçam de olhar para baixo e ver os ninhos das cegonhas nos topos das árvores.

vista segovia torre alcázar

Que vista, eim?

 

Judería de Segovia

A Judería era uma rua habitada pela comunidade Judaica, com datas desde o século XII, até a expulsão dos mesmos pelos Reis Católicos (Isabel e Fernando). Infelizmente coisas como essas aconteceram (e ainda acontecem), as sinagogas foram convertidas em igrejas católicas, mas ainda podemos caminhar por aquela linda rua e ver o que sobrou. Um lugar muito bonito, com cafés e restaurantes.

ruas segovia

Como disse, é um passeio muito interessante para quem quer uma cidade legal e relativamente “rápida” de dar um rolê. Claro, você pode gastar mais tempo nela e descobrir outras coisas, por que afinal, tem muita igreja e lugares interessantes além disso. É que esses pontos são os mais marcantes. Bom, qualquer dúvida é só deixar um comentário! Valeu!

You Might Also Like

Sem comentários

Leave a Reply