Relatos de Viagem Viajar faz parte!

O que fazer em Amsterdam? tour de graça, coffeshops, red light, e mais!

amsterdam - o que fazer em amsterdam

Amsterdam é uma cidade espetacular da Holanda, incrivelmente diferente, moderna sem deixar de ser clássica, com uma diversidade cultural absurda e muito, mas muito voltada e preparada para o turismo. Uma cidade de vários passeios diferentes, desde românticos até mais mais loucos, com festas e coffeshops. Aqui você vai ver os principais pontos da cidade, com dicas legais, principalmente para o turista de primeira vez na cidade, e ter uma ideia do que fazer para montar o seu roteiro.

Não espere um clima de solzão e dia bonito em Amsterdam. Chove na maior parte do tempo, faz frio e dia nublado no geral. Não deixe isso atrapalhar seu passeio. Mas fique tranquilo, a cidade é muito bem preparada para esse clima.

Dica importantísima: não esqueça de comprar alguns dos passeios mais disputados, para não conseguir ir ou pegar filas intermináveis (como a casa da Anne Frank, Museu Van Gogh e Heineken experience).

Transportes em Amsterdam

Antes de tudo, vamos lá: transportes, translados e aeroporto. O aeroporto de Amsterdam é muito moderno (Schipohl, e é o mais perto também. Existe outro – que é o que a Rayanair faz, o Eindhoven, mas é uns 120 km de distância. Veja dicas como essa, para viajar mais barato e não passar perrengue aqui), prático e tem tudo o que você precisa. Tem supermercado, lojas de várias coisas e saída de trem para a cidade com facilidade. Então não se preocupe. Se você quer ir direto para o centro de Amsterdam (que é a parte turística e onde tudo rola, praticamente) é só comprar um ticket para “Amsterdam Centraal”. É muito fácil pedir informação e, pelo que vi, os funcionários das cabines de informações e vendas, se comunicam em várias línguas, sendo o inglês o mais comum (E são todos MUITO simpáticos e solícitos, ao contrário dos da França).

Keukenhof, parque das tulipas

campos de tulipa - amsterdam keukenhof - amsterdam

O parque das tulipas é o parque de flores mais famosos da Holanda. Ele só fica aberto 3 meses no ano, de março a maio. Nele você vai ver jardins coberto de todos os tipos de tulipas e flores coloridas, formando imensos tapetes floridos, além do clássico moinho, típicos da paisagem holandesa. É um passeio diferente e muito bonito.

O ingresso é 24 euros por pessoa. Você pode comprar o ingresso já no “arrivals 4” do aeroporto. Esse valor já está incluso o ônibus que te leva para o parque e te traz de volta para o aeroporto. Claro que você também pode comprar no centro e ir por conta própria, mas o custo benefício é pior. E também pode comprar o pacote com as agências de turismo em toda Amsterdam. Fica um pouco mais caro.

Dica: Se você for montar seu roteiro para Amsterdam (e estiver com poucas malas, mochilando, por exemplo) e quer colocar o Keukenhof, eu sugiro você chegar no aeroporto e ir para o parque. Você gasta menos e já elimina o passeio que fica mais distante da cidade, você ganha “tempo de viagem”.

Dica 2: vocês podem comprar os ingressos no Ducs! É mais fácil e prático (e o preço é o mesmo)

Ruas e lugares da cidade

Explore o centro de Amsterdam. Ande nas ruas, entre nas lojas e aproveite dos bares da cidade. As principais ruas do centro tem de tudo um pouco das coisas de amsterdam, lojas de presentes, batatas fritas, comidas, mercados, lojinhas de loucurinhas de amsterdam, tudo.

Dica: Faça um Tour de 3 horas andando por Amsterdam de graça (o passeio é gratís, mas você escolhe uma quantia que quiser para dar de gorjeta ao guia no final do passeio), aprendendo um pouco sobre a história, os costumes, as curiosidades e os lugares. Nós fizemos e realmente é muito bom! (É isso aí Lorena! Nossa Guia!). Clique aqui para entrar no site, é bem simples, escolha um dia e horário e reserve. Daí é só ir para o ponto de encontro, que é no Monumento Nacional da praça DAM, na frente do palácio real.

 

palacio real amsterdam

Red Ligh street (a rua vermelha)

Talvez o conjunto de ruelas mais conhecidos de Amsterdam, com lindos canais nelas. A prostituição na Holanda é uma profissão legalizada, com todos os direitos legais de qualquer outro trabalhador. E na rua vermelha elas se apresentam nas típicas janelas holandesas, quase como que em uma vitrine. E faz parte da vida da cidade como qualquer outra coisa. Lá é comum e muito tranquilo, bares, igrejas, por perto. Na rua, crianças, idosos, todo tipo de gente andando sossegados enquanto as mulheres seminuas fazem caras e bocas. Definitivamente é uma parada obrigatória.

bairro red light district - amsterdam

Dica impostantíssima: Não tire foto das mulheres nas janelas. Lá é proibido tirar fotos. No máximo essas geraizonas das pontes, mas você vai perceber que a galera fica super ligada em quem está tentando tirar fotos. Dizem que rola até umas agressões físicas mesmo.

Jordaan

jordaan panoramica - amsterdam

É um bairro lindo, daqueles que parecem maquetes. Fica nas redondezas da casa Anne Frank. É bem legal você andar, ir e vir, como em qualquer outro lugar. Ah, neste bairro, pra cima da casa Anne Frank, tem o bar com o considerado (por amigos nossos e pelo DucsAmsterdam) como a melhor torta de maçã de Amsterdam. E realmente é. Esse é o Winkel 43.

a melhor torda de maça de amsterdam

A famosa “a melhor torta de maçã de Amsterdam”

Canais e Passeios

Os canais são os cartões postais da cidade. É um cenário maravilhoso e alvo de muitas fotos, rsss. Aqui você tem dois passeios com duas visões diferentes: você pode caminhar à vontade (e parar nos barzinhos e lojinhas super legais) ou também você pode fazer o passeio de barco dentro dos canais. Tudo vale a pena.

canais e bicicletas - amsterdam

Vondelpark

É um enorme parque dentro da cidade, um ambiente bem gostoso e ótimo para dar um passeio também. É tipo um ibirapuera de São Paulo, um Central Park de NY ou o Parque do Retiro de Madri.

Área dos museus

Nesta área, o museuplain, existe um complexo com vários museus em volta de uma praça, onde está o famoso “IAMSTERDAM”. Dentre os Museus, vou destacar três:

Museu Van Gogh – É o lugar onde estão grande parte das obras do pintor, geridas pela fundação Van Gogh, que foi criada pela própria família. Talvez porque eu trabalhe com arte ou somente por que eu admiro suas obras há muito tempo, eu achei  absoluta e simplesmente maravilhoso. Você faz um mergulho na história e na vida do pintor. Tem a oportunidade de ver de perto as pinceladas, sentir um pouco das emoções do quadro ao olhar para ele. E ver obras clásicas, como o comedor de batatas ou seus incríveis autorretratos (curiosidade legal: ele se pintava em autorretratos porque não tinha dinheiro para pagar modelos).

RijkMuseum – Museu com acervo geral, um pouco de tudo, tem obras de Goya, Van gogh, Vermeer, Rambrant e outros, além de sessões de momentos, regiões e estilos de arte. Museu bem grande, talvez você não veja tudo se ficar muito tempo em um lugar só. Dê uma geral no mapa e vá nas coisas que mais te interessa.

Moco Museum – Museu de arte contemporânea, com obras de Banksy, Warhol, dali… grandes figuras da arte contemporânea.

i am amsterdam

O famoso “I AMSTERDAM” e o RijkMuseum atrás

Coffeshop

Os Coffeshops talvez sejam também uma das atrações mais famosas da cidade. São bares que são famosos por comercializar comidas (como o clássico bolo com maconha “spicecake”)de maconha e vender diversos tipos de cannabis para se fumar no local.

Em Amsterdam, ao contrário do que muita gente pensa, a maconha não é legalizada, mas é descriminalizada (tem uma grande diferença nisso), e os coffeshops, digamos, são territórios neutros. É importante pelo menos ter a experiência de estar em lugares incomuns para nossa cultura natal.

Para os viajantes turistas que querem conhecer apenas, que não sabem muito como funciona e não tem grandes pretensões, tem o Bulldog Coffeshop, que é uma rede grande, está em todo lugar e talvez seja um dos mais conhecidos (eles se auto intitula o melhor, mas não é bem assim). E explicamos o porquê:

Existem muitos outros, mais tradicionais até, como o Mellow Yellow, Popeye , Green house, entre outros. O lance é que muitos coffeshops parecem preparados para os que manjam das cannabis, meooo, que já entendem como funcionam. Você que é um turista e quer conhecer, pode achar o pessoal meio grosso (por que se você não consumir bebida, tem que vazar), atendimento meio ruim. Daí se você é desses que quer dar só uma sapeada, comer um bolinho e tomar uma cerveja, vá nos mais turísticos. Ah, e tenha em mente que os preços não são amigáveis.

Heineken Experience

Não vou dizer que não é um passeio legal. E é mais legal porque tem um barzinho divertido e você fica tomando cerveja lá (as duas que você ganha junto com o ingresso de entrada). De resto, ok… Tem uns joguinho no meio pra dar uma interatividade e um trecho que se conta um pouco história da marca. Na real é como se você pagasse para ser bombardeado com marketing e publicidade, hahaha. E ah, ninguém sairá um mestre cervejeiro. Mas como eu disse, é legal, é uma experiência.

amsterdam - heineken experience

Casa da Anne Frank

Talvez o ponto mais badalado de Amsterdam, a casa onde Anne Frank ficou escondida durante a perseguição aos judeus e, de lá escreveu o famoso diário. Está sempre cheio, então é fortemente aconselhado comprar pela internet (o que também é difícil). As entradas com ingresso vão até 15:00 mais ou menos, então, caso você não consiga comprá-los, todos os dias depois das 15:30, você pode chegar lá na frente e fazer fila para entrar. A espera é de em média 1 a 2 horas.

Minhas impressões gerais

casas tortas amsterdam

Curiosidade: vocês reparam como as casas são tortas? Então, elas são construídas assim, pra frente, porque como as casas são muito estreitas, a melhor maneira (desde sempre) é colocar uma corda no gancho lá em cima e subir a mudança, carga ou qualquer coisa por ali, puxando a corda de um lado e entrando pela janela. Legal né?

 Amsterdam é uma cidade com vários passeios diferentes, vários roteiros, várias turmas, muitas curiosidades e várias loucuras. É uma cidade, como disse, como uma diversidade cultural absurda. Segundo o que vi, existem mais de 180 nacionalidades convivendo pacificamente ali. E realmente, em qualquer lugar que você esteja, você é bombardeado com muitos idiomas diferentes, muitas coisas diferentes, estilos, tudo. Apesar de sempre haverem idiotas em todas as partes do mundo, é impressionante a tolerância e a simpatia das pessoas de lá. Sem dúvida é um lugar que abre muito a nossa cabeça e mexe com a nossa percepção do mundo a nossa volta. É um lugar apaixonante e marcante.

Se você tem alguma dica, alguma história e quer acrescentar ou apenas compartilhar, deixe um comentário ou me mande uma mensagem. Por enquanto é isso, pessoal! <3

You Might Also Like

Sem comentários

Leave a Reply