Dicas e Culturas Relatos de Viagem

Feliz 2017! Puerta del Sol, em Madri

Viveremflow_madri_puerta del sol

Decidi que além dos relatos de cada viagem de forma geral, escrevendo um pouco sobre cada lugar em particular, ao longo do tempo vou falar de lugares e/ou momentos específicos (dependendo das minhas experiências e do que o pessoal pedir pra saber).

E hoje, tomado pelo sentimento de ano novo, vida nova, vou começar pela Puerta del Sol.

cam00012_07_vef

A Puerta del Sol é o marco zero de Madri, ou seja, onde tudo começou. Essa praça é o lugar onde tudo acontece, manifestações, comemorações. Tem alguma coisa na cidade? O encontro é na Puerta del sol. Uma praça no meio de um emaranhado de ruas, com várias linhas no metrô que passa ali, de mesmo nome. É um lugar interessante. Nós gostamos muito de ir para lá e de lá ir para os lugares. Na região ali tem muitos bares legais, restaurantezinhos aconchegantes e cafés bons com preços honestos.

E como não haveria de ser diferente, a passagem de ano mais tradicional da cidade também é lá. Esse ano pudemos vivenciar esse momento de perto! A praça com edifícios iluminados, uma mega árvore de natal no meio. Maior esquema de segurança, pois o medo de ataques terroristas  são fantasmas nas cabeças de todos. Vimos e ouvimos várias pessoas comentando sobre isso no meio da multidão. Mas mesmo assim resolvemos encarar essa. Foi a primeira vez que um limite de pessoas foi implantado para o esquema de segurança. Dentro da praça podiam entrar 25 mil pessoas. Chegamos na praça, mas resolvemos sair do centro. Fomos visitar um amigo e vimos a passagem de uma das entradas, da rua de Alcalá. Deu pra curtir muito. Na verdade foi até melhor, por que quando acabou, conseguimos sair da muvuca rápido e fomos para a avenida Gran vía (a principal avenida comercial da cidade, uma espécia de Av. Paulis de Madri). Certamente o pessoal que estava lá no meio tiveram de esperar horas para sair. Era muita gente.

A passagem do ano foi aquela comoção. Todo mundo gritando, felizes, fogos subindo do edifício da comunidad de Madrid (algo como prefeitura). Foi lindo. Pra gente, o mais curioso é que todo povo tem suas superstições. Aliás, nesse dia fiquei pensando se um povo sem superstição é de fato um povo. Perto da meia noite, todos começaram a tirar bolinhos de guardanapos ou tigelinhas com 12 uvas, e iam distribuindo para seus filhos, amigos, parentes (e ambulantes, é claro, vendendo uvas na rua). Essa é a tradição deles, comer 12 uvas na hora da virada traz boa sorte! Achamos o máximo. Pena que não tínhamos uvas na hora! É algo como pular as sete ondinhas no nosso fim de ano.

cam00292_07_vef

Bom, então como era de se esperar, FELIZ 2017!

Apesar de todos os acontecimentos trágicos, sociais e políticos de 2016, pra gente foi um ano ótimo, maravilhoso. E espero que 2017 seja ainda melhor. E claro, que seja melhor pra muito mais pessoas e pra todo nosso cenário crítico que estamos enfrentando no nosso Brasil e Mundo. Menos ódio e mais amor!

You Might Also Like

Sem comentários

Leave a Reply