Você já pensou em se desconectar de todas as fontes de rede? Como internet, luz, ou deixar viver em uma cidade? Bom, esse é o conceito do que é chamado de Off grid, ou fora da rede. Uma cultura cada dia mais crescente de pessoas que deixam tudo que tinham, largam suas vidas nas cidades e simplesmente decidem ir viver no meio da floresta, vivendo do seu próprio sustento, constroem suas casas, desenvolvem meios naturais e sustentáveis de ter sua própria energia elétrica, água, alimento e controle sobre suas próprias vidas.

mochilabrasil.com.br
Não é preciso pensar muito para vermos que vivemos dentro de um sistema desequilibrado e colapsante. O sistema capitalista (é uma constatação, não estou defendendo nem nem outro aqui) é predatório e quer sempre mais (inclusive pensadores contemporâneos importantes, como Slavoj Žižek, concordam) … Principalmente da natureza, dos recursos naturais e humanos. Desta forma, o documentário mostra a vida de algumas pessoas/famílias que conseguem se sustentar longe das cidades de diversas formas. A região abordada se concentra no Canadá, local do diretor Jonathan Taggart e do produtor Phillip Vannini, professor da Universidade Royal Road.
“Life Off Grid são dois anos explorando a vida dos canadenses de cada provincia e território que houve uma escolha de desconectar. Life Off Grid é um filme e um livro sobre pessoas que escolheram construir suas vidas em torno de energias renováveis com beleza, inspiração e frequentemente, resultados desafiadores.” – Tradução e adaptação Nossa. Fonte: lifeoffgrid.ca
O filme-documentário é um daqueles que te transportam para a vida daqueles OFF GRID, com enquadramentos parados, focando em detalhes, ás vezes com uma câmera mais lenta, junto com a trilha sonora, que eu gosto muito, dão mais essa sensação de imersão. Você percebe o quanto a sua vida precisa mudar (radicalmente) para que possa viver dessa maneira. Também nos faz pensar sobre como vivemos a nossa vida. Levando essa ideia para aqueles que não pensam em viver desconectados (ainda, rss), não vale a pena tentar ajudar mais a nós mesmos? Tentar viver de forma mais sustentável e orgânica? Ir de encontro a natureza? Precisamos amenizar, poluir menos (e nos exercitar mais), utilizar menos (e pensar mais), comer menos (e se alimentar melhor), produzir menos (e desapegar mais) e claro, a fonte de tudo: CONSUMIR MENOS e viver mais.
Se a gente começar por coisas simples, como separar nosso lixo (e produzir menos lixo), já é um começo. Se cada um fizer um pouco, será uma mudança significativa no nosso modo de vida.
Sem comentários